domingo, 27 de agosto de 2017

Diario Roacutan Primeiro Mês


Tirando o mofo e as teias de aranha. estou voltando pra contar que estou fazendo tratamento pra acne persistente com o famoso e temido Roacutan. Na verdade, Isotretinoína genérica do laboratório Valeant.

Depois de anos de acne e mil produtos usados, acabei apelando pra solução mais radical, que é a Isotretinoína. Esse medicamento que é "a cura da acne", também tem muitos efeitos colaterais, os piores e mais temidos acontecem em caso de gravidez: o remédio é teratogênico, o que quer dizer que ele causa grave deformações no feto. É terminantemente proibido engravidar durante o tratamento e depois dele você tem que esperar alguns meses pra tentar.


Estou acabando a minha segunda caixa, meu primeiro mês (no meu caso, duas caixas por mês). Segundo me informou a dermatologista e uma farmacêutica, embora supostamente devam ter a mesma substância (o medicamento original e o genérico), eles são diferentes e produzem efeitos diferentes. E supostamente há uma marca que não faz efeito, é um genérico, mas agora não lembro o laboratório.

Ainda não refiz meu exame de sangue. Durante o tratamento é necessário fazer exames de sangue mensais pra controle de colesterol e triglicerídios, além de alterações no fígado e pâncreas.

Até agora o que senti foi que as espinhas do rosto pioraram, mas a pele do corpo tá super seca, em especial as mãos (porque lavo constantemente, tenho bebê pequena) e os lábios. Os lábios, nossa, nem lembro quando foi a última vez que tive lábios tão ressecados assim.


Comprei bepantol pela internet, mas com a greve dos correios, só chegou hoje. Então estou usando um produto da Dermage que a dermato me deu, mas não acho que resolve muito. Fico usando uns glosses da Hello Kitty com gostinho, que parecem ajudar mais.
Outra coisa são os olhos. Ressecam e não lacrimejam. Você precisa usar colírio, especialmente se passar muito tempo em frente ao computador. Também tive dores de cabeça, coisa que raramente tenho.

A dermato me disse que no começo as espinhas pioram, mas depois começam a melhorar. O tratamento é caro, não só porque a Isotretinoína é cara (duas caixas da genérica custaram uns R$80 na Panvel), mas também porque, caso você seja mulher, é obrigatório tomar pílula durante o tratamento (ou usar DIU), que é mais um gasto pra somar nessa conta.

além do colírio, o bepantol ou outro produto pros lábios, creme pras mãos, creme pro corpo (ou óleo corporal), e protetor solar (obrigatório usar ao menos duas vezes ao dia, mesmo que você não vá se expor ao sol).

E também resseca os cabelos, então você vai precisar de produtos mais potentes pra manter o cabelo hidratado.
Atualmente, estou usando esse arsenal. E a dermato mandou eu hidratar os braços 3 vezes ao dia, já que estão tão ressecados que coçam. As espinhas no rosto estão melhorando, o brabo é que as manchas sou vou poder pensar em fazer qualquer coisa depois do fim do tratamento... ainda tenho 6 meses pela frente.

Procurando no Google por alguns efeitos colaterais do Roacutan (que são muitos, a bula parece um livro de tão grande), encontrei o blog da Fefa, que já terminou o tratamento. Ela tem posts bem legais contando a experiência dela.

Minha ideia é escrever ao menos um post mensal sobre o tratamento. Sigam-me os bons! ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.